Theatrum
Mapeamento dos Festivais de Teatro
Interior do RS
Este projeto surge com o objetivo de ser um meio de propagação e percepção da realidade da arte do teatro no interior do nosso estado, especialmente nas regiões Missões, Fronteira Oeste e Centro do Estado. Os festivais abordados são (Festival Internacional de Teatro - Cidade dos Anjos - Santo Ângelo, Festival de Teatro Santiago Encena – Santiago, Festival Internacional de Teatro - Rosário em Cena – Rosário do Sul e Festival Internacional de Teatro Uruguaianense – Cena Livre - Uruguaiana).
Douglas Pereira
Coordenador Cena Livre
Um mapeamento dos Festivais de Teatro do RS a nível acadêmico vai ajudar a trazer a luz à economia criativa do teatro que ainda é pouco desenvolvida e também delinear suas convergências e divergências.
Rodrigo Neres
Coordenador Santiago Encena
O projeto de mapeamento dos festivais de teatro se faz necessário, não apenas como instrumento de visibilidade da gestão, organização e fazer artístico e cultural, principalmente das cidades do interior, mas também, por trazer ao debate acadêmico, com análises, produções e reconhecimento do trabalho de grupos, coletivos, técnicos e artistas.
Todos ganhamos com o trabalho proposto: a comunidade acadêmica, os festivais envolvidos e a classe artística. Traz à cena o trabalho de muitos profissionais como um marco para dizer que existem e necessitam serem vistos e contemplados por políticas públicas, formas de incentivo e financiamento. Garantindo assim, a descentralização da produção e oferta artística, e oportunizando às comunidades do interior do Estado a terem acesso também à arte, à cultura e ao teatro.
Airton de Oliveira
Coordenador Colegiado Estadual de Teatro
Um mapeamento dos festivais de teatro é importantíssimo para se ter um registro destes eventos e para servir de base para pesquisa e para a história dos próprios festivais de teatro que acontecem e/ou aconteceram no Rio Grande do Sul.
Paulo Evandro Coordenador Rosário Em Cena
A necessidade de ter uma memória viva, da pungência, da ação e da cultura do Teatro no Rio Grande do Sul, principalmente na esfera do circuito do interior do Estado é algo de extrema importância e necessidade, pois nos operacionaliza enquanto trabalho, cidadania e conceituação patrimonial histórica.
Assim um mapeamento sério e conciso nos oferece um universo de estudo, possibilidade e reconhecimento do artista, produtores e festivais gaúchos.
Rogério Peppe Coordenador Cidade dos Anjos
Mapear, diagnosticar e ver a realidade de um festival são fatores importantes para a manutenção destes eventos os quais são parte integrante da cadeia da indústria criativa.