História
Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena
Em 1999, foi criado pela Associação Cultural Grupo de Teatro Art’&Vida de Rosário do Sul o Festival Regional de Teatro Amador Rosário em Cena, buscando trazer para Rosário do Sul, grupos de teatro da região fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Neste mesmo ano, o festival ganha envergadura estadual quando da participação de grupos de todos os recantos do Estado. A partir do seu segundo ano, o Festival já recebe alcunha de evento cultural estadual, onde companhias e grupos de teatro participam demonstrando sua arte e seu talento. A partir deste fato muitos, grupos se interessaram pela arte e pelo aspecto social do Rosário em Cena, que realiza nas comunidades de base, oficinas para a rede escolar, realizando a integração e a interação social de todos com os artistas do Estado. Nos outros anos, o Festival recebe grupos estudantis, amadores, teatro de rua, universitários e profissionais abrindo mais os leques de opções e de trocas de conhecimentos.
Atualmente é gerido pela Associação Cultural Rosário em Cena (ASCENA).
"O festival de teatro Rosário em Cena nasceu como festival de teatro amador Rosário em Cena
Tive duas inspirações quando realizei, e algumas pessoas que acompanharam comigo este processo e a trajetória. Nós participamos em 1998 da Etapa classificatória da antiga FETARGS (Federação Estadual de Teatro Amador do Rio Grande do Sul) isto na cidade de Itaqui no Teatro Prezewodowski, nós nunca tínhamos nos apresentado, então a história do "Rosário Em Cena" se mistura muito com a história do Art Vida Grupo de Teatro, se apresentamos lá com espetáculo da cultura africana...
Conhecemos pessoas incríveis as quais fazem parte do festival, como Mauro Soares...
Quando voltamos à Rosário do Sul, eu disse às pessoas que me acompanhavam que "a gente vai fazer isto aqui em Rosário também, um festival aqui em Rosário do Sul, mas como não sei, apenas vamos fazer"
Relato Paulo Evandro Pereira da Costa, Coordenador Rosário Em Cena
Trajetória ao longo das edições
Na sua trajetória a organização do festival criou parcerias com a Federação Estadual de Teatro Amador do Rio Grande do Sul, FETARGS, com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul através do Instituto Estadual de Artes Cênicas - IEACEN e vários outros festivais que foram criados tendo como base o Rosário em Cena. No ano de 2006, é criada então, a Associação Cultural Rosário em Cena, visto as necessidades burocráticas que envolviam o evento. Foram consolidadas parcerias com o Governo Municipal de Rosário do Sul com a colocação oficial nos Calendários de Eventos do Município, além da presença do Festival no Plano Pluri anual de Despesas – PPA e LEI Orçamentária- LO, e o reconhecimento recebendo premiação como o Troféu Cultura Gaúcha em 2006 e o Troféu Negrinho do Pastoreio ofertado pela Assembleia Legislativa Gaúcha em 2005. Dar saltos maiores e investir em cultura de forma descentralizada foi a meta da entidade que inicialmente uniu-se ao Grupo Arte e Vida na realização de espetáculos de teatro infantil, sendo integrado e realizado com a parceria do Rosário em Cena, o Projeto "Da Casa para a Escola da Escola para o Teatro", evento que acontece desde 2005 e já levou ao teatro mais de 50 mil espectadores em 16 anos de evento. O objetivo principal de fomentar o Arte e Vida na construção de seus espetáculos é o de formar plateias, e os resultados são visíveis e surpreendentes a cada edição, tendo a parceria com todas as escolas estaduais, municipais e particulares, empresas apoiadoras e o poder público no incentivo. Paralelamente, é promovido o Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena, há 19 anos, onde muitos grupos de fora do Rio Grande do Sul já apresentaram sua arte no Rosário em Cena como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Bahia, Santa Catarina e a participação elevando a categoria do evento como ação cultural no MERCOSUL com a presença de grupos teatrais da Argentina, Colômbia, Bolívia, Uruguai.
Curiosidades
- Rosário em Cena é um festival do Mercosul, devido as suas livres fronteiras de integração.
- O festival tornou-se um dos mais antigos ainda em atividade do estado, com 19 anos.
- O Rosário em Cena já foi material de estudo de teses acadêmicas, inclusive do coordenador do festival Paulo Evandro da Costa, .
- É caracterizado por ser um dos primeiros festivais a atingir a marca institucional de ser internacional.
Perspectiva de Legado
O Festival Rosário em Cena, além dos espetáculos apresentados no Festival possui descentralizações denominadas de “Em Ceninha” e “Didacta”, em que a comunidade organizada recebe ações culturais. O "Em Ceninha" atende diretamente as crianças das creches, maternais e escolas de educação infantil, e com esta ação objetiva-se a formação cultural das crianças o Didacta, é o projeto que é levado às escolas de ensino fundamental e médio, Associações de Moradores, Igrejas e empresas, visando proporcionar nestes locais a ampliação dos conhecimentos culturais, bem como a formação de plateias.
Economia Criativa e o Rosário em Cena
Em 2010 o Festival foi contemplado com o Prêmio Funarte de Apoio a Festivais de Teatro, através de um projeto elaborado pela entidade. A mesma recebeu o aporte de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), que foram utilizados no evento em 2011. Em 2011, o Festival Rosário em Cena participou e foi contemplado com 10 mil Euros com um projeto no Iberescena - O Fundo de ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas. O prêmio do Iberescena que tem como base a execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração das atividades de artes cênicas ibero-americanas, promovendo os Estados membros e, por meio de ajudas financeiras, criar um espaço de integração e favorecer o aperfeiçoamento profissional, nos setores de teatro e dança, principalmente no campo da produção e gestão.
A cada edição, o Rosário Em Cena se fortalece como estrutura organizacional de economia criativa. Ao longo de seus anos buscou parcerias em escambos, patrocínios, financiamentos e, por último em investimento por parte de empresas.